SINISTROS
O Que devo Fazer?

Sempre que contratamos um seguro, estamos pensando em proteger um bem material de alto custo e não ter que usar o serviço nunca. O seguro serve como uma proteção e, em muitos casos, não há o que fazer, senão recorrer à seguradora que abriga o veículo.

Em grandes cidades, os veículos estão mais sujeitos as batidas, enchentes, roubos e avarias comuns, como quebra de vidro e amassados na lataria. Na verdade, até as cidades menores não estão isentas destes problemas, apesar da frequência dos sinistros ser menor.

 

 

É importante o segurado saber

Em momento algum, a seguradora poderá exigir testemunhas para a comprovação do sinistro.
Essa comprovação se dá mediante a apresentação da seguinte documentação:

• aviso de sinistro, com relato completo e detalhado do fato, informando dia, hora, local exato e circunstância do acidente; nome, endereço e carteira de habilitação de quem dirigia o veículo; se existem outros seguros em vigor para o mesmo veículo; e nome e endereço de eventuais testemunhas, se for do interesse do segurado;
• Boletim de Ocorrência (se o motorista também ficou sem os documentos originais do veículo, no caso de roubo, deve registrar o fato no BO para facilitar a obtenção da segunda via no Detran); e
• RG, CPF e carteira de habilitação do motorista no momento do acidente.
Eventualmente, a seguradora poderá solicitar outros documentos ou mais informações.

 

É Obrigações do segurado

• providenciar o mais rápido possível todas as medidas ao seu alcance para proteger o veículo que sofreu um acidente (sinistro) e evitar que os prejuízos aumentem;
• avisar imediatamente as autoridades policiais, no caso de roubo ou furto, total ou parcial, do veículo segurado;
• comunicar o sinistro rapidamente à seguradora, relatando com detalhes o que aconteceu. É importante informar dia, hora, local exato e circunstância do acidente, nome, endereço e carteira de habilitação de quem dirigia o veículo, nome e endereço de testemunhas, providências de ordem policial que tenham sido tomadas e tudo que possa contribuir para esclarecer o ocorrido;
• não iniciar a reparação de danos sem a autorização da seguradora;
• avisar imediatamente a seguradora da ocorrência de fatos que possam ser caracterizados como risco de responsabilidade civil;
• informar à seguradora sobre qualquer reclamação, citação, intimação, carta ou documento que receber relacionado ao acidente;
• só finalizar acordo judicial ou extrajudicial com as vítimas, seus beneficiários e herdeiros depois que obtiver autorização, por escrito, da seguradora;
• manter o veículo em bom estado de conservação e segurança;
• comunicar à seguradora, imediatamente, qualquer fato ou alteração que tenha afetado o veículo durante a vigência da apólice, principalmente;
• contratação ou cancelamento de outro seguro do mesmo automóvel;

 

RESUMO: FIXAÇÃO, MONTAGEM PROCESSO DE SINISTRO

EM CASO DE ACIDENTES: 

Caso haja vítima ou feridos, providencie o socorro imediatamente. Se necessário, acione o Serviço de Assistência 24 horas por meio do 0800 de sua companhia – esse telefone você encontra no cartão de assistência enviado juntamente com a apólice – para que a remoção do veículo seja providenciada. 

Sinalize o local para evitar novos acidentes e, assim que possível, proteja o veículo em local seguro. 

Em caso de acidentes com vítimas, o registro da ocorrência é obrigatório. Procure o posto da Polícia Militar mais próximo para elaborar o Boletim de Ocorrência Policial. Se o acidente ocorrer em estrada, o registro deve ser feito pela Polícia Rodoviária (Estadual ou Federal). 

Para agilizar seu atendimento, ao entrar em contato com sua seguradora para abertura do sinistro, tenha em mãos as seguintes informações:

– Número de apólice ou CPF do segurado, local do acidente (data, hora, local, referências, etc.)
– Carteira de habilitação do condutor no momento do acidente (CNH)
– Documento do veículo (CRLV)
– Boletim de Ocorrência
– Dados dos envolvidos no acidente (terceiros) – Veículo, placa, nome e telefone;

Caso já tenha realizado o aviso de sinistro solicitamos que nos comunique, caso não tenha o feito, poderá nos enviar a documentação necessária que realizamos a comunicação do sinistro.

QUANDO O ACIDENTE ENVOLVER TERCEIROS

(PARA ACIONAR GARANTIA DE DANOS MATERIAIS A TERCEIROS):

Para sua maior tranquilidade e segurança, em caso de acidente de trânsito, você poderá registrar o Boletim de Ocorrência Policial, especificando as características do veículo terceiro (marca/placa), bem como nome, telefone e endereço do proprietário e do condutor do veículo terceiro.

Se o causador do acidente possuir seguro, anote o nome da companhia seguradora, além do nome do proprietário do veículo, motorista, endereço e telefone de testemunhas (se houver), que a Rede Norte administradora e corretora de seguros entrará em contato com os terceiros para informar dos devidos procedimentos.

EM CASO DE ROUBO OU FURTO DO VEÍCULO

Nos casos de Roubo/Furto do veículo, é obrigatório o registro de Boletim de Ocorrência Policial.

Para registrar o fato, o segurado deverá procurar a Delegacia de Polícia Civil mais próxima.

Após abertura e análise do processo de sinistro, de acordo com os prazos da Cia, a seguradora enviará uma relação de documentos a serem providenciados para efetivação do pagamento da indenização também de acordo com os prazos praticados pela seguradora.

 

 

 

Caso ainda tenha dúvidas, por favor, entre em contato as seguradoras parceiras através de seus telefones de atendimento a sinistro:

Allianz: 11 3156 4340 (Grande São Paulo) ou 0800 7777 243 (demais regiões)
Azul: 4004 7300 (capitais) ou 0800 703 0203 (demais regiões)
Bradesco: 4004 2757 (capitais) ou 0800 701 2757 (demais regiões)
Chubb: 0800 702 5048 (capitais) ou 0800 702 5048 (demais regiões)
Generali: 0800 026 4040 (capitais) ou 0800 026 4040 (demais regiões)
HDI: 4002 1261 (capitais) ou 0800 701 5430 (demais regiões)
Itaú: 3003 1010 (capitais) ou 0800 720 1010 (demais regiões)
Liberty: 4004 5423 (capitais) ou 0800 709 5423 (demais regiões)
Mapfre: 4004 0101 (capitais) ou 0800 705 0101 (demais regiões)
Marítima: 4004 0101 (capitais) ou 0800 705 0101 (demais regiões)
Porto Seguro: 3337 6786 (Grande São Paulo e Grande Rio) ou 0800 727 0800 (demais regiões)
SulAmérica: 3003 6595 (capitais) ou 0800 721 6595 (demais regiões)
Tokio Marine: 0800 318 6546 (capitais) ou 0800 318 6546 (demais regiões)
Zurich: 0800 285 4141 (capitais) ou 0800 285 4141 (demais regiões)